Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 17º

Lula da Silva poderá reunir-se com Costa e Marcelo em Portugal

A confirmar-se, esta será a primeira visita oficial de Lula da Silva, que se comprometeu a "reconquistar a credibilidade" do Brasil.

Lula da Silva poderá reunir-se com Costa e Marcelo em Portugal
Notícias ao Minuto

23:37 - 07/11/22 por Daniela Filipe

Mundo Diplomacia

O presidente eleito do Brasil, Lula da Silva, poderá rumar a Portugal para um encontro com o primeiro-ministro, António Costa, e com o seu homólogo, Marcelo Rebelo de Sousa, já no fim de semana de 19 e 20 de novembro.

O candidato do Partido dos Trabalhadores, que venceu as eleições presidenciais contra Jair Bolsonaro, do Partido Liberal, foi convidado a participar na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 (COP27) pelo presidente do Egito, Abdel Fattah El Sisi, devendo, depois, visitar Portugal, segundo avançaram os meios de comunicação brasileiros.

A informação foi também confirmada pelo assessor de Lula da Silva ao Expresso, que referiu que essa "é uma hipótese".

Assim, Lula marcará presença na cimeira, que se iniciou no domingo, a partir do dia 16 de novembro, permanecendo até ao final, agendado para o dia 18 de novembro.

O Notícias ao Minuto contactou o gabinete de António Costa mas, até ao momento, não obteve resposta. A possibilidade de Lula da Silva se encontrar com o primeiro-ministro foi, porém, admitida à agência Lusa por fonte do executivo.

A confirmar-se, esta será a primeira visita oficial de Lula da Silva, que se comprometeu a "reconquistar a credibilidade" do Brasil, e que assegurou, no seu discurso de vitória, que o país deixará de ser "pária" da comunidade internacional.

Recorde-se que tanto António Costa, como Marcelo Rebelo de Sousa apoiaram a campanha do antigo presidente brasileiro, tendo o primeiro-ministro mostrado "grande entusiasmo" com a perspetiva de trabalho conjunto nos próximos anos. Por sua vez, o chefe de Estado considerou que a eleição de Lula da Silva “corresponderá a um período promissor nas relações fraternais entre os povos brasileiro e português e, por isso, também entre os dois Estados”.

De notar ainda que, durante os seus quatro anos de mandato, Jair Bolsonaro nunca visitou Portugal. Chegou, inclusivamente, a cancelar um encontro com o Presidente português em Brasília, decisão que justificou com o facto de Marcelo se ir encontrar com o candidato do Partido dos Trabalhadores, em São Paulo.

[Notícia atualizada às 8h03 de terça-feira]

Leia Também: Lula da Silva discute novo Governo com foco na economia e ambiente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório