Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Iémen. Huthis lançam primeiro grande ataque após fim de cessar-fogo

Os rebeldes Huthis do Iémen lançaram hoje um ataque com mísseis na província central de Marib, a primeira grande ação naquele país após ter expirado, há um mês, o cessar-fogo acordado em abril com os opositores locais e internacionais.

Iémen. Huthis lançam primeiro grande ataque após fim de cessar-fogo
Notícias ao Minuto

22:35 - 07/11/22 por Lusa

Mundo Iémen

As Forças Armadas do Iémen confirmaram num breve comunicado que "aconteceu uma explosão num parque de armas na Terceira Região Militar, como resultado de um ataque da milícia Huthi apoiada pelo Irão", sem adiantar mais pormenores.

Uma residente na zona - apenas identificada como Zubaida - assegurou à agência de notícias Efe que se ouviram detonações ininterruptas.

"Ainda se ouvem fortes explosões, refugiei-me com os meus filhos debaixo das escadas da minha casa", disse a mulher.

Segundo a Efe, ainda não se sabe se há vítimas a registar devido ao ataque a Marib, uma região petrolífera estratégica.

Este é o primeiro grande ataque no Iémen desde o cessar-fogo acordado há seis meses pelas principais partes do conflito -- Huthis, o Governo internacionalmente reconhecido e a coligação militar liderada pela Arábia Saudita -- expirou em 02 de outubro.

O fim das hostilidades possibilitou um período de alguma tranquilidade durante o qual as baixas civis foram minoradas, o aeroporto de Sana reabriu após anos encerrado e fluxo de carregamento de combustível para porto de Al Hudeida foi reativado.

Na semana passada, o Escritório de Direitos Humanos da ONU solicitou a renovação do cessar-fogo para avançar para o fim do conflito, que eclodiu em 2014 quando os rebeldes ocuparam Sana e outras províncias do país, derrubando o então Presidente, Abdo Rabu Mansur Hadi.

Leia Também: Iémen. ONU com esperança que acordo seja alcançado para estender tréguas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório