Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

NATO alerta que Força do Kosovo está "vigilante e pronta para intervir"

O subsecretário-geral da NATO, Mircea Geoana, disse hoje que a Força do Kosovo (KFOR), liderada pela organização, está "vigilante e pronta a intervir", se a estabilidade no país for ameaçada.

NATO alerta que Força do Kosovo está "vigilante e pronta para intervir"
Notícias ao Minuto

14:24 - 06/11/22 por Lusa

Mundo Kosovo

"A KFOR da NATO permanece vigilante e está pronta para intervir, se a estabilidade for ameaçada", alertou o responsável, numa mensagem publicada no Twitter.

O também ex-ministro romeno dos Negócios Estrangeiros disse ainda que falou com o representante especial da União Europeia (UE) para o diálogo Sérvia-Kosovo, Miroslav Lajcák, "sobre a situação tensa no norte de Kosovo".

"Tanto Belgrado quanto Pristina devem mostrar moderação e evitar uma escalada [das tensões]", avisou Geoana.

Hoje, decorreu uma concentração em Mitrovica, a cidade mais importante do norte do Kosovo de maioria sérvia, na qual, segundo a Europa Press, foram levadas faixas onde se liam frases como "só temos um país, a Sérvia" ou "chega de terror de Curti", referindo-se ao primeiro-ministro kosovar, Albin Kurti.

No sábado, os sérvios kosovares renunciaram em bloco aos seus cargos como deputados, presidentes de câmara e funcionários públicos de todos os tipos, numa iniciativa coordenada de protesto, para expressar a sua rejeição à imposição de matrículas kosovares nos veículos de sérvios do norte do Kosovo.

Os sérvios do Kosovo, nos quatro municípios de maioria sérvia do país, consideram que as autoridades kosovares violaram os acordos assinados com a Sérvia e com a União Europeia.

Leia Também: Sérvios no norte do Kosovo decidem deixar instituições do Estado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório