Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Soldado que combateu na Ucrânia suspeito de atear fogo em café na Rússia

Pelo menos 15 pessoas morreram após o jovem, de 23 anos, disparar uma arma de sinalização num café russo. Stanislav Ionkin combateu na Ucrânia e tinha regressado recentemente à Rússia, após ficar ferido em batalha.

Soldado que combateu na Ucrânia suspeito de atear fogo em café na Rússia

Stanislav Ionkin, um jovem russo de 23 anos, foi detido por suspeitas de ser responsável pelo incêndio que vitimou pelo menos 15 pessoas num café, na cidade russa de Kostroma, a cerca de 300 quilómetros de Moscovo.

Segundo a imprensa internacional, o suspeito é um ex-soldado russo que combateu na Ucrânia e regressou em agosto à Rússia, após ter ficado ferido em batalha.

O incêndio no café Polygon começou por volta das 2h30 locais [23h30 de sexta-feira, em Lisboa] e cerca de 250 pessoas foram retiradas do edifício. As autoridades locais decretaram um dia de luto, revelou a agência de notícias estatal russa TASS.

Uma discussão entre o soldado e um outro indivíduo terá levado Ionkin a disparar uma arma de sinalização, que fez com que o teto se incendiasse. “Após disparar uma arma de sinalização, os elementos decorativos do teto pegaram fogo e o fogo começou a alastrar instantaneamente. Muito rapidamente a sala começou a encher-se com fumo e as saídas de evacuação eram difíceis de ver. Houve empurrões e pânico”, disse uma fonte à TASS.

Além do principal suspeito, foi também detido o responsável pelo estabelecimento por “incumprimento dos requisitos de segurança”, anunciou o Comité de Investigação de Kostroma, num comunicado publicado no seu site. 

Sobre Stanislav Ionkin pendem acusações de homicídio por negligência e “uso de pirotecnia num café, que levou a um incêndio”. “A pessoa envolvida foi identificada e detida”, revelou o Comité.

Leia Também: Novo balanço sobe para 15 número de mortos em incêndio em café na Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório