Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Tornados causam um morto e dezenas de feridos nos Estados Unidos

Pelo menos uma pessoa morreu e dezenas ficaram feridas, na sexta-feira, em tornados registados nos estados norte-americanos de Oklahoma e Texas, disseram as autoridades locais.

Tornados causam um morto e dezenas de feridos nos Estados Unidos
Notícias ao Minuto

07:05 - 05/11/22 por Lusa

Mundo EUA

As tempestades deixaram um rasto de destruição na cidade de Idabel, no estado de Oklahoma, e na zona de Lamar, no Texas, onde pelo menos 50 casas ficaram danificadas ou arrasadas e 10 pessoas foram assistidas num hospital, incluindo duas com ferimentos graves. Não foram reportadas mortes até ao momento.

O juiz Brandon Bell, a mais alta autoridade eleita do condado, declarou área de desastre, um passo para obter apoio federal e financiamento.

A declaração de Bell refere que pelo menos duas dezenas de pessoas ficaram feridas no condado.

Já o governador de Oklahoma, Kevin Stitt, disse que equipas de busca e salvamento, e também geradores, estavam a ser enviados para a área de Idabel, considerada a zona mais atingida pelas tempestades, onde uma igreja, um centro médico e uma escola foram arrasados.

"Houve uma destruição total nos lados sul e este de Idabel", afirmou Steven Carter, coordenador da emergência para McCurtain County, citado pela Texarkana Gazette.

Carter disse à equipa do jornal que na sexta-feira ainda havia pessoas por resgatar.

O Gabinete de Gestão de Emergências de Oklahoma indicou que pelo menos três outras zonas foram também atingidas por tempestades, com inundações repentinas em algumas áreas.

O Serviço Meteorológico dos Estados Unidos tinha emitido vários avisos de tornado, na sexta-feira, para diferentes áreas naqueles dois estados.

[Notícia atualizada às 14h05]

Leia Também: Pelo menos 13 mortos em incêndio em café na Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório