Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Foguetão chinês descontrolado suspende voos em Espanha. Portugal na rota

A Proteção Civil espanhola avisou que o espaço aéreo da Catalunha permaneceria encerrado durante cerca de 40 minutos.

Foguetão chinês descontrolado suspende voos em Espanha. Portugal na rota
Notícias ao Minuto

09:29 - 04/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

A reentrada descontrolada na atmosfera de um foguetão chinês levou, esta sexta-feira, ao encerramento do espaço aéreo de Espanha, segundo avançam os meios de comunicação locais. Entretanto, essa restrição terá sido levantada, de acordo com as recomendações da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA, na sigla em inglês).

O foguetão CZ-5B sobrevoou, durante cerca de uma hora, o espaço aéreo espanhol, de acordo com as informações fornecidas pelos controladores aéreos, na rede social Twitter.

A Proteção Civil espanhola, por sua vez, advertiu que os voos na Catalunha estavam "totalmente" restringidos durante 40 minutos, "devido ao risco associado" à passagem do objeto espacial.

Também o aeroporto de Barcelona suspendeu todas as partidas e chegadas durante uma hora, o que poderá afetar todos os horários do resto do dia.

A suspensão do tráfego aéreo afetou ainda os aeroportos das Ilhas Baleares, Aragão, e Navarra.

O foguetão foi lançado no dia 31 de outubro, tendo sobrevoado o espaço aéreo de Grécia e de Itália. Previa-se ainda a sua passagem por Portugal e pelo Oceano Atlântico, mas desconhecia-se a localização ou momento de aterragem, diz o El Mundo.

O mesmo meio indica que, segundo a EASA, a passagem do objeto espacial poderia afetar, entre as 9h03 e as 19h37 (hora de Espanha), as regiões de Santa Maria e Lisboa (Portugal), Ilhas Canárias, Madrid e Barcelona (Espanha), Marselha (França), Roma e Brindisi (Itália), Atenas (Grécia) e Nicósia (Chipre).

De momento, apenas um voo da companhia Iberia, a partir do Porto, com destino a Madrid, terá sido cancelado, de acordo com as informações disponíveis na página da ANA - Aeroportos de Portugal.

"ANAC [Agência Nacional de Aviação Civil] emitiu uma nota com orientações e, no seguimento dessa nota, foi reservado espaço aéreo, mas sem impacto na operação", disse Paulo Lagarto, diretor de comunicação da NAV Portugal, empresa que controla o tráfego aéreo nacional, ao Notícias ao Minuto

As restrições não estão a ter "qualquer impacto" no momento mas, "se for preciso acrescentar" limitações, essa decisão será tomada, estando a NAV a "monitorizar" a passagem do foguetão, soube ainda o Notícias ao Minuto.

O Notícias ao Minuto aguarda também resposta por parte do Ministério da Administração Interna e do Ministério da Defesa.

[Notícia atualizada às 13h05]

Leia Também: Alemanha quer desenvolver relação com China apesar de "visões diferentes"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório