Dois adolescentes foram formalmente acusados de matar uma professora de espanhol no estado norte-americano do Iowa, com os procuradores a apontarem na terça-feira que o motivo do crime terá sido as más notas dadas pela docente.
Nohema Graber foi encontrada morta em 3 de novembro de 2021, dentro de um barril na pequena localidade de Fairfield, no Iowa. Uma autópsia relevou que a professora foi agredida até à morte com um taco de basebol.
Segundo a ABC News, as autoridades foram encontrando várias provas e denúncias que fizeram de Willard Miller e Jeremy Goodale, que na altura tinham 16 anos, os principais suspeitos no caso.
A investigação realizada pela polícia apurou que os dois estudantes encontraram-se com Graber no dia 2 de novembro de 2021, devido às más notas na disciplina de espanhol. Depois, a professora foi a um parque que frequentava diariamente e testemunhas contaram às autoridades que viram dois homens a conduzir a carrinha de Graber, cerca de uma hora depois.
A carrinha foi encontrada mais tarde numa estrada rural e uma testemunha terá recolhido os dois adolescentes depois de uma chamada de Goodale.
Willard Miller admitiu às autoridades as grandes frustrações que tinha devido à professora, porque as notas de espanhol estavam a prejudicar as suas possibilidades de aceder ao ensino superior. O mesmo aluno negou qualquer envolvimento no homicídio, mas mais tarde terá confirmado que sabia de tudo, recusando ter participado no crime.
A acusação contra Miller e Goodale surgiu depois de a defesa do primeiro ter pedido ao tribunal de Fairfield para invalidar os mandados de buscas e não considerar provas recolhidas pelas autoridades, incluindo as declarações à polícia e fotografias retiradas do seu telemóvel. Em resposta, os procuradores da acusação apresentaram documentos que demonstraram o plano dos dois rapazes.
Os dois jovens têm agora 17 anos e, portanto, serão julgados com adultos. Isto implica que estão sujeitos à pena máxima de prisão perpétua para homicídio qualificado, mas a lei estatal do Iowa prevê que qualquer jovem com menos de 18 anos pode sair eventualmente em liberdade condicional, independentemente da gravidade dos crimes praticados.
Leia Também: EUA. Noite de Halloween acaba com um morto e 20 feridos