Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Agressor do marido de Pelosi acusado de tentativa de sequestro e agressão

O agressor do marido da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, foi segunda-feira acusado de agressão e tentativa de sequestro pelo Departamento de Justiça norte-americano.

Agressor do marido de Pelosi acusado de tentativa de sequestro e agressão
Notícias ao Minuto

07:08 - 01/11/22 por Lusa

Mundo Nancy Pelosi

A acusação de agressão tem uma pena máxima de 30 anos de prisão, enquanto a acusação de tentativa de sequestro pode levar até 20 anos, já que a vítima é familiar de um representante governamental, explicou o departamento em comunicado.

O trabalho de acusação contra David DePape, de 42 anos, cabe agora à Secção de Acusações Especiais da Procuradoria-Geral dos Estados Unidos do Distrito Norte da Califórnia, enquanto o caso está a ser investigado pelo FBI, pela Polícia do Capitólio e pelo Departamento de Polícia de São Francisco.

Paul Pelosi foi atacado em São Francisco, no Estado norte-americano da Califórnia, quando se encontrava na sua residência familiar. O agressor irrompeu pela casa gritando "Onde está a Nancy?! Onde está a Nancy?!", mas esta encontrava-se, na altura, em Washington D.C..

A investigação prossegue, mas já se sabe que o agressor forçou a entrada pela porta das traseiras da moradia. A polícia revelou hoje que o agressor queria "partir os joelhos" a Nancy Pelosi, para intimidar membros democratas do Senado.

Após uma chamada de alerta às 02:27 locais (10:27 de Lisboa), os agentes da polícia chegaram à residência dos Pelosi, que tinha a porta aberta, e encontraram Paul Pelosi e DePape lutando na entrada e agarrando os dois o mesmo martelo.

Do exterior, disseram ao atacante para largar a vítima e, nesse momento, ele atingiu Pelosi "pelo menos" uma vez. Foi então que as forças policiais avançaram "imediatamente", lhe retiraram a arma e o detiveram.

O marido da presidente da Câmara dos Representantes foi transportado para o Hospital Geral Zuckerberg, operado com êxito a uma fratura no crânio e tratado por diversos ferimentos sofridos no braço direito e nas mãos.

O ataque ocorreu a menos de duas semanas das eleições legislativas intercalares de 08 de novembro no país, destinadas a renovar toda a Câmara dos Representantes e um terço do Senado (a câmara alta do Congresso norte-americano).

Numa carta dirigida aos membros da Câmara dos Representantes, Pelosi disse, no passado sábado, que o marido está a melhorar, mas que os seus filhos e netos ficaram "desconsolados e traumatizados".

Pelosi agradeceu também às forças policiais e aos profissionais de saúde "os cuidados médicos que salvam vidas" e que o marido está a receber.

Leia Também: Agressor do marido de Nancy Pelosi tinha lista de pessoas a atacar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório