Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Presidente sul-africano partilha desafios e aspirações com Lula da Silva

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, saudou hoje Luiz Inácio Lula da Silva pela sua eleição como Presidente do Brasil e afirmou que os dois países "partilham vários desafios e aspirações comuns ao nível socioeconómico".

Presidente sul-africano partilha desafios e aspirações com Lula da Silva
Notícias ao Minuto

10:49 - 31/10/22 por Lusa

Mundo Brasil/Eleições

Numa nota oficial, Ramaphosa dá os parabéns Lula da Silva e estende, também, a sua mensagem ao povo brasileiro, "pela maneira bem-sucedida com que conduziram a eleição".

Os dois países, que pertencem ao grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), têm um historial de colaboração e negociação, pelo que ambos cooperam em vários níveis e em mecanismos nacionais, inter-regionais e globais.

Ainda, o chefe de Estado da África do Sul diz estar "ansioso" por trabalhar com o "Governo do Brasil sob liderança de Lula".

Lula da Silva, que já cumpriu dois mandatos entre 2003 e 2011, regressa ao Palácio da Alvorada após uma vitória na segunda volta, pela primeira na história democrática recente do Brasil, sobre um chefe de Estado que era recandidato.

O antigo sindicalista terá como vice-presidente Geraldo Alckmin, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que já havia sido seu opositor nas eleições presidenciais de 2006, então pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Leia Também: Marcelo falou com Lula sobre "boas relações entre os dois povos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório