Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Presidente dos EUA felicita Lula da Silva pela vitória

O Presidente norte-americano, Joe Biden, felicitou hoje Lula da Silva para a Presidência do Brasil, manifestando empenho em "continuar a cooperação" entre os dois países.

Presidente dos EUA felicita Lula da Silva pela vitória
Notícias ao Minuto

00:06 - 31/10/22 por Lusa

Mundo Eleições no Brasil

"Envio as minhas felicitações a Luiz Inácio Lula da Silva pela sua eleição para ser o próximo Presidente do Brasil, após eleições livres, justas e credíveis", afirma o chefe de Estado norte-americano, numa declaração divulgada esta noite.

"Estou ansioso por trabalhamos juntos para continuar a cooperação entre os nossos dois países nos próximos meses e anos", acrescenta o Presidente dos Estados Unidos da América, na mesma nota.

Cerca das 23:00 de Lisboa, o Supremo Tribunal Eleitoral (STE) deu a eleição como matematicamente definida. Quando estavam apuradas 99,17% das secções, o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT, esquerda), Lula da Silva tinha 50,85% dos votos, contra 49,15% para Jair Bolsonaro (extrema-direita).

Lula da Silva, que já cumpriu dois mandatos como Presidente, entre 2003 e 2011, regressa ao Palácio do Planalto após uma vitória na segunda volta, a primeira na história democrática recente do Brasil contra um chefe de Estado recandidato.

O antigo sindicalista terá como vice-presidente Geraldo Alckmin, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que já tinha sido seu opositor nas eleições presidenciais de 2006, então pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Leia Também: Santos Silva assinala vitória de Lula com mensagem "Parabéns, Brasil"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório