Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

EUA sancionam fundação com responsabilidade em ataque a Salman Rushdie

Os EUA impuseram sanções financeiras a uma organização com sede no Irão que angariou dinheiro para atingir o autor britânico Salman Rushdie, violentamente atacado em agosto num evento literário.

EUA sancionam fundação com responsabilidade em ataque a Salman Rushdie
Notícias ao Minuto

17:41 - 28/10/22 por Lusa

Mundo Salman Rushdie

O Gabinete do Tesouro e Controlo de Bens Estrangeiros anunciou hoje que aplicou sanções à Fundação Khordad 15, que ofereceu uma recompensa multimilionária pelo assassínio de Rushdie, autor de "Versículos Satânicos", obra que alguns muçulmanos consideram blasfémia.

Rushdie, 75 anos, perdeu a visão num olho e mobilidade numa mão depois do ataque em Nova Iorque, em agosto passado.

O agressor, um jovem de 24 anos, foi detido e, numa entrevista ao New York Post, disse não gostar de Rushdie por ter "atacado o Islão".

"Os Estados Unidos não hesitarão na sua determinação em enfrentar as ameaças colocadas pelas autoridades iranianas aos direitos universais de liberdade de expressão, liberdade de religião ou crença, e liberdade de imprensa", assegurou Brian Nelson, subsecretário do Tesouro.

"Este ato de violência, que tem sido elogiado pelo regime iraniano, é terrível. Todos desejamos a rápida recuperação de Salman Rushdie após o atentado à sua vida", disse.

Leia Também: "Ataque brutal". Rushdie sem visão num olho e com uma mão incapacitada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório