Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 26º

Ativista de direitos LGBTI+ detido no Qatar por protesto anti-regime

O britânico Peter Tatchell acabou por ser libertado mais tarde.

Ativista de direitos LGBTI+ detido no Qatar por protesto anti-regime

O ativista pelos direitos LGBTI+, Peter Tatchell, foi detido no Qatar, a 26 dias do início do Campeonato do Mundo de futebol, por empunhar um cartaz a denunciar que aquele país não aceitava a comunidade gay. Um protesto que levou a cabo sozinho.

“O Qatar detém, prende e obriga as pessoas LGBT à conversão”, pode ler-se no cartaz do ativista, que também usava uma t-shirt com a hashtag: #QatarAntiGay

Cinco agentes da polícia - dois fardados e três à paisana - terão abordado Peter Tatchell para lhe retirar o cartaz e identificá-lo.

A Fundação Peter Tatchell diz que este foi detido por cerca de 40 minutos do lado de fora do Museu Nacional do Qatar.

Contudo, de acordo com a Sky News, citando a embaixada do Qatar em Londres, o homem não foi preso.

"Fiz este protesto para esclarecer os abusos dos direitos humanos no Qatar contra pessoas LGBTI+, mulheres, trabalhadores migrantes e cidadãos liberais. Estou a apoiar a sua corajosa batalha contra a tirania", disse, em declarações feitas pouco antes de seu protesto, citadas pelo mesmo meio de comunicação.

"A FIFA falhou em garantir mudanças no Qatar. Não houve reformas legislativas sobre os direitos LGBTI+ ou das mulheres. As melhorias para os trabalhadores migrantes foram, na melhor das hipóteses, irregulares. A FIFA está a deixar o Qatar fugir de muitas das suas promessas ao conceder o direito de manter o Campeonato do Mundo", acrescentou.

Leia Também: Comunidade LGBT alvo de detenções arbitrárias no Qatar, revela ONG

Recomendados para si

;
Campo obrigatório