Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Concorrência deve ser "parte integrante" da resposta à crise

A Rede Internacional da Concorrência (ICN) defendeu hoje que a concorrência deve ser "uma prioridade e parte integrante" das respostas às crises económicas, alertando para a possibilidade de as recessões poderem aumentar pressões protecionistas.

Concorrência deve ser "parte integrante" da resposta à crise
Notícias ao Minuto

15:19 - 25/10/22 por Lusa

Mundo Concorrência

O 'steering group' da ICN destacou hoje a necessidade de a Concorrência "constituir uma prioridade e parte integrante das respostas às crises económicas", alertando para a possibilidade de as "recessões económicas poderem aumentar pressões protecionistas para relaxar a aplicação das leis da concorrência", segundo uma nota hoje divulgada pela Autoridade da Concorrência (AdC) portuguesa, que integra o grupo.

Ainda assim, a ICN sublinhou que "eliminar ou limitar o direito e política de concorrência" perante uma crise económica pode prejudicar os consumidores e os produtores, "ao desacelerar, em vez de promover, a recuperação económica".

Na declaração hoje divulgada, o grupo vincou ainda que a pandemia, a guerra e as alterações climáticas são os "elementos perturbadores" da economia em todo o mundo, acrescentando que o crescimento e a inovação "estão em risco".

No mesmo sentido, o emprego, os preços e as cadeias globais de abastecimento estão "menos estáveis".

Assim, os responsáveis da ICN defenderam que uma política de concorrência "eficaz" e a aplicação do direito da concorrência são "componentes críticos de qualquer resposta aos efeitos económicos das crises que enfrentamos".

Para este grupo, é importante "aplicar ativamente" as regras da concorrência quando a economia se encontra em crise.

"Uma economia enfraquecida devido aos efeitos económicos de uma crise poderá conduzir a um aumento de práticas anticoncorrenciais por parte das empresas", referiram, destacando os abusos de posição dominante e os conhecidos como "cartéis de crise".

O 'steering group' da ICN inclui mais de 100 autoridades nacionais da concorrência e peritos, como advogados, consultores e académicos.

Este grupo, que tem por objetivo a promoção da cooperação para uma aplicação eficaz das regras da concorrência, é composto por 20 membros, presidentes de instituições homólogas de países como África do Sul, Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, EUA, França, Itália, Japão, México, Quénia, Reino Unido e Singapura.

Leia Também: BES: Tribunal da Concorrência aponta "incoerência" à CMVM pela demora

Recomendados para si

;
Campo obrigatório