Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Hungria aprova nova reforma legal para desbloquear fundos da UE

O Parlamento húngaro aprovou hoje uma nova reforma legal sobre as declarações de bens de políticos, que faz parte do pacote de alterações para Bruxelas desembolsar cerca de 7.500 milhões de euros de fundos europeus retidos.

Hungria aprova nova reforma legal para desbloquear fundos da UE
Notícias ao Minuto

19:32 - 24/10/22 por Lusa

Mundo UE

A nova legislação altera a lei de declaração de bens de políticos e funcionários públicos, que terão de reportar todos os anos os seus rendimentos, dívidas e imóveis.

Os familiares próximos também devem prestar declarações, mas os seus dados não serão públicos.

A oposição não apoiou o projeto, alegando que as alterações não ajudam na transparência, por não obrigarem a declarar imóveis residenciais.

Esta foi uma das reformas pedidas pela Comissão Europeia (CE) ao bloquear o pagamento de 7.500 milhões de euros de fundos comunitários destinados à Hungria, devido à contínua violação dos princípios do Estado de direito por parte do Governo húngaro, especialmente na luta contra a corrupção e a fraude nos processos de contratação pública.

Nas últimas semanas, o Parlamento húngaro aprovou uma série de reformas que incluem, entre outras, a criação de entidades para combater a corrupção e alterações à legislação relacionada com os contratos públicos.

A Hungria é um dos maiores beneficiários dos fundos regionais da UE, com mais de 22.500 milhões de euros atribuídos ao abrigo da Política de Coesão até 2027.

Leia Também: Hungria espera ratificar este ano entradas de Suécia e Finlândia na NATO

Recomendados para si

;
Campo obrigatório