Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Rússia preocupada com eventual operação ucraniana com "bomba suja"

O ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, transmitiu hoje aos seus homólogos francês e turco a preocupação de Moscovo com possíveis provocações por parte da Ucrânia com uma "bomba suja", um artefacto que inclui elementos radioativos.

Rússia preocupada com eventual operação ucraniana com "bomba suja"
Notícias ao Minuto

16:16 - 23/10/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

A informação é avançada num breve comunicado do Ministério da Defesa da Rússia, citado pela agência Efe, embora sem detalhes sobre a acusação.

Segundo o comunicado, Serguei Shoigu falou hoje, em separado, com os seus homólogos francês e turco, Sébastien Lecornu e Hulusi Akar, respetivamente.

"A situação na Ucrânia, que tem uma tendência constante para uma escalada ainda mais descontrolada, foi discutida", disse a instituição militar russa sobre a conversa com Lecornu.

Segundo a agência espanhola Efe, o ministro da Defesa russo transmitiu a ambos os ministros "a sua preocupação com possíveis provocações por parte da Ucrânia com o uso de uma 'bomba suja'", referindo-se a engenhos explosivos capazes de dispersar elementos radioativos.

A agência de notícias oficial russa RIA Novosti disse hoje que, de acordo com "fontes credíveis em vários países, incluindo a Ucrânia", Kiev estaria a preparar uma intervenção com uma "bomba suja" no seu próprio território para culpar a Rússia pelo uso de armas de destruição maciça e gerar uma resposta dura do Ocidente.

A ofensiva militar lançada em 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas -- mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,7 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados das Nações Unidas, que classificam esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa -- justificada pelo Presidente Putin com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

Leia Também: Rússia está a provocar "atrasos deliberados" nos portos ucranianos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório