Procurar

Milhares de manifestantes pedem em Londres reintegração na UE

Milhares de manifestantes, que a polícia estimou em 15.000, concentraram-se hoje em Londres para pedir o regresso do Reino Unido à União Europeia (UE), num protesto designado como Marcha Nacional pela Reintegração.

Milhares de manifestantes pedem em Londres reintegração na UE Milhares de manifestantes pedem em Londres reintegração na UE
Anterior Seguinte
Galeria

31 Fotos

© Reuters

Lusa
22/10/2022 21:37 ‧ há 2 anos por Lusa

Os manifestantes, muitos oriundos de outros pontos do Reino Unido, percorreram a distância que separa Park Lane da praça do Parlamento e tingiram toda a zona de azulão e amarelo, as cores da bandeira da UE.

"O 'Brexit' [saída do Reino Unido da UE] nunca poderia funcionar" ou "Votamos para continuar" na União Europeia, lia-se em alguns dos cartazes no protesto.

"Estamos a sentir de forma muito acentuada a má situação em que estamos agora. Pode-se traçar a sua origem diretamente até ao referendo [do 'Brexit'] de 2016, que supostamente era um referendo consultivo [e não vinculativo]", argumentou uma professora de 60 anos de Warwickshire, Nikki Ajibade.

"Não foi uma grande maioria: 52% [a favor da saída do Reino Unido da UE] e 48% [contra] não é um resultado que permita fazer uma mudança tão brusca e dar a volta ao país. Basta ver como estamos seis anos depois", acrescentou.

Os manifestantes vaiaram as imagens dos protagonistas mais destacados do 'Brexit', como o ex-primeiro-ministro Boris Johnson, cujo Governo concluiu as negociações de saída do país do bloco comunitário de que era membro desde 1973, a ex-ministra do Interior entre 2019 e 2022, Priti Patel, e o conservador e eurocético Nigel Farage, ex-líder do Partido de Independência do Reino Unido (UKIP), projetadas num ecrã digital próximo do Parlamento.

Esta manifestação surge na sequência da demissão, na quinta-feira, da então primeira-ministra britânica, a conservadora Liz Truss, que esteve no cargo durante apenas seis semanas, marcadas por turbulência económica e caos político, e cujo sucessor se espera seja anunciado na próxima semana pelos Tories (conservadores).

Leia Também: Menino de 12 anos morre após queda de parede de garagem no Reino Unido

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10