Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Hungria espera ratificar este ano entradas de Suécia e Finlândia na NATO

Budapeste, 22 out 2022 (Lusa) - A Hungria esperar ratificar até ao final do ano as entradas da Suécia e da Finlândia na NATO, disse hoje, em Budapeste, ministro Adjunto do país do centro europeu, que, tal como a Turquia, ainda não validou a adesão.

Hungria espera ratificar este ano entradas de Suécia e Finlândia na NATO
Notícias ao Minuto

17:27 - 22/10/22 por Lusa

Mundo NATO

"Admito como grande possibilidade que possa acontecer até meados de dezembro", afirmou Gergely Gulyás, em resposta a uma pergunta da imprensa sobre a ratificação húngara da próxima ampliação da NATO, a aliança militar do Atlântico Norte.

Gulyás assinalou que a proposta já deu entrada no parlamento, onde o partido do Governo, o Fidesz do primeiro-ministro ultranacionalista Viktor Orbán, dispõe de uma maioria de dois terços.

O tema será tratado "na sessão do outono", acrescentou.

Até ao momento, 28 dos 30 países membros da aliança ratificaram a entrada da Suécia e da Finlândia, que aconteceu após ambos os países se terem manifestado contra a invasão russa da Ucrânia, abandonando a sua neutralidade e juntando-se ao pacto militar ocidental.

A entrada dos dois países nórdicos requer também a aprovação do parlamento da Turquia, cujo Governo condiciona a sua ratificação a várias questões, como a extradição das pessoas que considera terroristas.

Leia Também: Erdogan admite reunir-se com Kristersson sobre adesão à NATO

Recomendados para si

;
Campo obrigatório