Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Espanha elimina organização que distribuía droga em trotinetes elétricas

A Guarda Civil de Espanha deteve 26 pessoas em Sevilha, numa operação de desmantelamento de uma organização especializada na distribuição de drogas e contrabando de tabaco em trotinetes elétricas em toda a província, noticiou hoje a agência EFE.

Espanha elimina organização que distribuía droga em trotinetes elétricas
Notícias ao Minuto

12:44 - 22/10/22 por Lusa

Mundo Droga

Segundo a Guarda Civil, citada pela agência noticiosa espanhola, a organização recorreu a menores para entregas naquele meio de transporte e evitar controlos policiais, enviando grupos de mensagens instantâneas para alertar para a presença da polícia.

A organização, sediada nas cidades sevilhanas de Pilas, Aznalcázar e Aznalcóllar, tomou inúmeras medidas de segurança e utilizou "transportadores de água" ou "pontos" para evitar ações policiais.

A operação começou em fevereiro deste ano, quando guardas-civis do grupo ROCA de Sanlúcar la Mayor detetaram em Pilas uma série de crimes contra pessoas e bens, bem como vários veículos que tentaram fugir aos controlos policiais.

De acordo com a agência Efe, num dos controlos o condutor fugiu e tentou atropelar um dos agentes policiais, sendo posteriormente detido.

Os investigadores descobriram que a organização também tinha uma sucursal em Alicante, onde os traficantes de droga adquiriram clonazepam, um medicamento prescrito principalmente a toxicodependentes.

Esta substância foi enviada para Marrocos -- onde o seu preço duplica -- e "cozinhada" com haxixe para fazer 'karkubi' e ser depois introduzida em Espanha.

'Karkubi' é um novo fármaco que representa um sério risco para a saúde ao afetar o sistema nervoso central do utilizador, causando alucinações e distúrbios comportamentais.

Em quase duas dezenas de buscas, nos quais participaram 200 agentes, a Guarda Civil encontrou 430 comprimidos de clonazepam, mais 200 gramas de cocaína, heroína, botões de marijuana, haxixe, tabaco picado e 6.700 maços de cigarros, além de diferentes armas, balanças de precisão, 20.000 euros em dinheiro, veículos e trotinetes.

Leia Também: Espanha. Jovem esmurrado até à morte junto a discoteca em Alicante

Recomendados para si

;
Campo obrigatório