Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Sete mortos em operação dos talibãs contra 'jihadistas' em Cabul

Pelo menos seis elementos o grupo extremista do Estado Islâmico (EI) e um talibã morreram numa operação noturna dos talibãs, na capital do Afeganistão, segundo informações do governo interino dos fundamentalistas islâmicos, hoje divulgadas.

Sete mortos em operação dos talibãs contra 'jihadistas' em Cabul
Notícias ao Minuto

11:42 - 22/10/22 por Lusa

Mundo Estado Islâmico

Em comunicado, o porta-voz dos talibãs, Bilal Karimi, adiantou que o confronto ocorreu no distrito policial 8 de Cabul, havendo ainda a registar um ferido entre os talibãs.

"Como resultado da operação de ontem [sexta-feira] à noite num esconderijo do Estado Islâmico em Cabul, seis membros foram mortos, e as suas armas, granadas e explosivos, bem como um carro, foram apreendidos" refere Karimi, citado no comunicado.

A mesma informação, refere a agência Efe, adianta que "um combatente [talibã] foi morto e outro ferido".

Os talibãs acusam os membros do EI agora mortos de terem recentemente realizado ataques, como o registado em 23 e setembro, em frente à mesquita Wazir Mohammad Akbar Khan, do qual resultou a morte de pelo menos sete pessoas, tendo mais de 40 ficado feridas.

Estes membros do EI foram ainda responsabilizados pelo ataque a uma escola pertencente à minoria xiita hazara, em Cabul, em 30 de setembro, no qual morreram 53 pessoas e 110 ficaram feridas, a maioria mulheres jovens e crianças.

O regresso ao poder dos talibãs, em agosto de 2021, encerrou duas décadas de guerra no Afeganistão e levou a uma redução significativa da violência, mas os ataques aumentaram nos últimos meses.

Um ramo regional do grupo extremista Estado Islâmico tem reivindicado vários ataques contra os hazaras, que consideram hereges.

Leia Também: Explosão em mesquita de Cabul faz pelo menos quatro mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório