Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Feitas buscas por avião de combate a incêndios desaparecido na Galiza

Hora e meia após a descolagem o sinal da aeronave foi perdido.

Feitas buscas por avião de combate a incêndios desaparecido na Galiza
Notícias ao Minuto

09:55 - 21/10/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

As equipas de emergência estão a proceder a buscas por um avião de combate a incêndios desaparecido depois de descolar da cidade espanhola de Lugo, na Galiza, durante a tarde de quarta-feira.

Segundo fontes da Guardia Civil, citadas pelo jornal Faro de Vigo, o dispositivo de buscas foi reativado na manhã desta sexta-feira, pelas 8h (7h em Lisboa). Está focado entre os municípios zamoranos de Camarzana de Tera e Río Negro del Puente, onde foi detetado pela última vez.

O avião descolou pelas 11h (10h em Lisboa) de quarta-feira do aeródromo de Doade (Lugo) em direção a Córdoba e, quando sobrevoava perto de Salamanca, o piloto - único ocupante do avião - decidiu dar meia-volta. À data do desaparecimento, não se encontrava em funções de extinção, conforme esclareceu o Ministério do Rural.

O especialista em aviação andaluza, que operava anualmente na prevenção e extinção de incêndios, deixou de estabelecer comunicação por volta das 12h30. A Guarda Civil aponta as condições meteorológicas adversas como a razão pela qual o piloto decidiu regressar à base galega.

Neste momento a Guardia Civil coordena as buscas, nas quais participam helicópteros, agentes ambientais e dois bombeiros. As equipas do Serviço de Busca e Resgate Aéreo também participam na operação, que se concentra numa área triangular localizada entre as províncias de León, Ourense e Zamora.

Se a aeronave não for encontrada nesse local, a operação passará para outras áreas. Aliás, já foi solicitada a colaboração da Guarda Nacional Republicana (GNR), dada a proximidade da fronteira portuguesa ao possível local de desaparecimento. 

Leia Também: Norte e Galiza pedem a Espanha ferrovia de alta velocidade em 2030

Recomendados para si

;
Campo obrigatório