Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Sobe para 944 o número de casos confirmados de Monkeypox em Portugal

Foram confirmados, até ao final de quarta-feira, mais quatro casos. Até ao passado domingo, foram vacinados 554 contatos "no contexto pós-exposição" e 261 em “contexto preventivo”.

Sobe para 944 o número de casos confirmados de Monkeypox em Portugal
Notícias ao Minuto

23:20 - 20/10/22 por Notícias ao Minuto

País Monkeypox

Foram confirmados mais quatro casos de infeção humana pelo vírus Monkeypox, em Portugal, na última semana, aumentando para 944 o número total, segundo avançou, esta quinta-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS).

“Desde 3 de maio até 19 de outubro de 2022, foram identificados 944 casos confirmados laboratorialmente, mais 4 em relação à semana passada”, destacou a DGS numa nota publicada no seu site.

Dos 873 casos já reportados no SINAVEmed (Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica), “a maior parte pertence ao grupo etário entre os 30 e 39 anos” e são do sexo masculino (99%). Há ainda registo de oito casos (1%) no sexo feminino.

Até ao passado domingo, foram vacinados 554 contatos "no contexto pós-exposição" e 261 em “contexto preventivo”. A DGS acrescentou que as "regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Centro, Norte e Algarve estão a vacinar em locais identificados por cada ARS e as restante regiões estão a organizar a administração de vacinas no contexto preventivo".

“A DGS tem acompanhado a evolução da situação epidemiológica, a nível nacional e internacional, o que tem permitido verificar que a situação de redução do número de casos reportados a nível nacional desde julho de 2022, é similar à da tendência de declínio constante descrita nos países da UE/EE”, sublinhou. 

No entanto, “considera-se pertinente manter as ações de diagnóstico precoce, isolamento, rastreio e seguimento eficaz de contactos, apoiadas pelas estratégias de vacinação preventiva e pós-exposição, visando a redução das cadeias de transmissão e o controlo do surto”.

Leia Também: Monkeypox. Vacinados 526 contactos e 150 pessoas de grupos de risco

Recomendados para si

;
Campo obrigatório