ONU doará mais 7,8 milhões de dólares a Cuba para recuperar do furacão

O chefe dos serviços humanitários da ONU, Martin Griffiths, anunciou que a sua organização atribuirá mais 7,8 milhões de dólares para o trabalho de ajuda e assistência em Cuba, após a devastação causada pela passagem do furacão Ian.

Furacão Ian deixa toda a ilha de Cuba sem eletricidade

© Getty Images

Lusa
20/10/2022 08:52 ‧ 20/10/2022 por Lusa

Mundo

furacão Ian

"A crise climática está a tornar as tempestades mais intensas e mais frequentes. As pessoas esperavam 50 centímetros de chuva, mas conseguiram três vezes essa quantidade, e perderam as suas casas, fotografias de família, material escolar para as crianças e medicamentos para os idosos. Todos devemos ajudar as pessoas a responder e a recuperar", escreveu Griffiths, numa declaração.

Além disso, numa mensagem na sua página da rede social Twitter, o funcionário da ONU apelou aos países doadores para que aumentassem a quantia, que foi retirada do Fundo Central de Resposta a Emergências e que se espera que ajude 575.000 pessoas com alimentação, cuidados de saúde, água, abrigo e educação.

A ONU já anunciou um plano de ação de 42 milhões de dólares para a ilha, estimando que o furacão tenha afetado 3,2 milhões de pessoas.

"Muitas vidas foram salvas graças às rápidas evacuações, mas o furacão atingiu escolas, casas, hospitais, empresas locais e áreas agrícolas", disse uma declaração dos serviços humanitários da ONU.

Segundo a organização, o furacão danificou 170 clínicas e mais de 1.000 escolas, afetando a educação de 139.000 crianças.

Leia Também: EUA ajudam com dois milhões vítimas em Cuba do furacão Ian

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas