Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Pelo menos oito mortos e 18 feridos em explosão numa cadeia de Myanmar

Pelo menos oito pessoas morreram e 18 ficaram feridas na sequência de uma explosão ocorrida hoje numa prisão em Insein, Rangum, a maior de Myanmar e onde se encontra a grande parte dos presos políticos do regime militar vigente.

Pelo menos oito mortos e 18 feridos em explosão numa cadeia de Myanmar
Notícias ao Minuto

12:19 - 19/10/22 por Lusa

Mundo Myanmar

A explosão foi registada às 09h40 (06h30 em Lisboa), perto de uma dependência onde o pessoal da cadeia recolhe as encomendas com comida e outros bens enviados aos reclusos pelos familiares.

De acordo com um comunicado da junta militar, a sala onde ocorreu a detonação fica próxima da entrada principal do estabelecimento prisional, tratando-se de um ataque terrorista.  

"O terrorista colocou a bomba dentro de uma das encomendas e provocou a explosão", refere o documento acrescentando que durante a evacuação do edifício foi encontrada "outra bomba dentro de um outro pacote e que foi desativada".

Na sequência da explosão morreram três trabalhadores da prisão e cinco civis.

A maior parte dos 18 feridos são civis, excetuando cinco que são funcionários do estabelecimento prisional. 

Imagens do local mostram manchas de sangue e vidros partidos. 

De acordo com o jornal independente birmanês Myanmar Now foram ouvidos disparos de armas de fogo após a explosão.

Os disparos foram feitos pelos guardas que se encontravam numa torre de vigilância e provocaram a fuga dos visitantes que se encontravam na entrada do edifício.  

Outro testemunho, recolhido pela mesma publicação, indica que os guardas dispararam "de forma indiscriminada" contra a "população" e que as balas atingiram várias pessoas. 

No comunicado oficial, a Junta Militar não refere os disparos de armas de fogo. 

As autoridades encerraram o estabelecimento prisional aos visitantes dos presos. Na maior cadeia de Myanmar (antiga Birmânia), situada a norte da cidade de Rangum, encontram-se cerca de dez mil reclusos.

Segundo a imprensa local, o "ataque" não foi reclamado sendo que a Junta Militar anunciou que vai "tomar medidas contra os terroristas, de acordo com a lei".  

Desde o golpe de Estado militar de fevereiro de 2021 que derrubou o governo democrático, vários grupos políticos da oposição optaram por recorrer à luta armada contra o regime no poder. 

O autodenominado Governo de Unidade Nacional, leal à líder detida Aung Saan Suu Kyi criou as próprias Forças Armadas que costumam atuar nas zonas de fronteira. 

A Associação de Assistência aos Presos Políticos, um grupo de defesa de direitos humanos birmanês, indica que, pelo menos, 2.367 morreram na sequência da repressão das autoridades militares e que mais de 12.600 pessoas foram presas de forma arbitrária.

Leia Também: Myanmar: Antiga líder condenada a mais três anos de prisão por corrupção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório