Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Canadiano condenado a 20 anos por financiar recrutas do Estado Islâmico

Um cidadão canadiano foi condenado a 20 anos de prisão por ajudar seis recrutas norte-americanos do Estado Islâmico a organizar e financiar a sua partida para a Síria, anunciou na segunda-feira o Departamento de Justiça dos EUA.

Canadiano condenado a 20 anos por financiar recrutas do Estado Islâmico
Notícias ao Minuto

06:31 - 18/10/22 por Lusa

Mundo Estado Islâmico

Abdullahi Ahmed Abdullahi, de 37 anos, foi condenado por um tribunal federal de San Diego, na Califórnia, por "fornecer dinheiro e pessoal para apoiar as violentas atividades jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante.

Entre novembro de 2013 e março de 2014, diz um comunicado do Departamento de Justiça (DOJ), ajudou três primos de Edmonton, no Canadá, e um outro primo de Minneapolis, nos EUA, além de um morador de San Diego a viajar para a Síria para participar nos combates.

No julgamento, o réu declarou-se culpado e admitiu ter cometido um assalto à mão armada a uma joalharia de Edmonton, do qual uma parte do saque foi utilizado para financiar a viagem dos recrutas norte-americanos.

Os seis combatentes foram dados como mortos na Síria, segundo o DOJ.

Abdullahi Ahmed Abdullahi foi preso no Canadá em 2017, antes de ser extraditado para os EUA em outubro de 2019.

Após uma ascensão fulgurante em 2014 no Iraque e na vizinha Síria, com a conquista de vários territórios, o Estado Islâmico viu o seu autoproclamado "califado" desmoronar perante sucessivas ofensivas no Iraque, em 2017, e na Síria, em 2019.

No entanto, o grupo extremista, responsável por vários abusos, continua a realizar ataques em ambos os países através de células adormecidas.

Em julho, os EUA anunciaram que mataram o líder do Estado Islâmico na Síria, Maher al-Agal, num ataque realizado com recurso a um drone no noroeste do país.

Leia Também: EUA eliminam pelo menos três líderes do Estado Islâmico em 24 horas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório