Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Ativista da Bielorrússia condenado a 25 anos por oposição ao regime

Um ativista político bielorrusso foi condenado a 25 anos de prisão por se opor ao regime do Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, noticiou hoje a agência noticiosa Associated Press (AP).

Ativista da Bielorrússia condenado a 25 anos por oposição ao regime
Notícias ao Minuto

16:15 - 17/10/22 por Lusa

Mundo Bielorrússia

Segundo a AP, Mikalay Autukhovich foi condenado e sentenciado por um tribunal bielorrusso por acusações ligadas a um plano de um ataque terrorista, alta traição e uma conspiração para tomar o poder.

Autukhovich é um ex-militar de 59 anos e veterano da guerra soviética no Afeganistão e tem ajudado a arrecadar fundos para os esforços da oposição para contrariar Lukashenko, que governa a ex-nação soviética com mão de ferro por mais de 28 anos.

Em 2020, Lukashenko reprimiu brutalmente os protestos que foram alimentados pelo facto de ter sido eleito para um sexto mandato na sequência das eleições presidenciais, consideradas fraudulentas pela comunidade internacional e pela oposição bielorrussa.

Além de Autukhovich, onze outros ativistas bielorrussos foram condenados a penas de prisão que variam entre os dois anos e meio e os 20 anos.

Leia Também: Moscovo e Kyiv trocam mais 110 prisioneiros de guerra de cada lado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório