Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Alemanha lança novo programa para ajudar afegãos em risco de perseguição

Em causa está um programa que faz parte de um acordo entre as várias partes que formam a coligação governativa na Alemanha.

Alemanha lança novo programa para ajudar afegãos em risco de perseguição
Notícias ao Minuto

15:31 - 17/10/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Alemanha

O governo alemão anunciou, esta segunda-feira, que vai lançar um novo programa que pretende ajudar a trazer para território alemão, mensalmente, cerca de 1.000 pessoas em risco de perseguição no Afeganistão, está a reportar a Associated Press.

Em causa está um programa que faz parte de um acordo entre as várias partes que formam a coligação governativa na Alemanha. E que vai fornecer, segundo o previsto, uma estrutura formal para o modo como as autoridades alemãs têm vindo a trabalhar os pedidos de asilo de cidadãos provenientes do Afeganistão, desde que os Talibãs assumiram o controlo do país no ano passado.

Segundo a informação avançada pelas autoridades, o programa destina-se a cidadãos afegãos que se encontram numa situação de risco de perseguição, devido ao seu trabalho em prol dos direitos das mulheres e dos direitos humanos. 

Jornalistas, cientistas, ativistas políticos, juízes, educadores e pessoas perseguidas pelas próprias características de género, orientação sexual ou religião são também elegíveis para este programa. Porém, todos os candidatos têm de ser nomeados para o programa por grupos da sociedade civil aprovados pelo governo alemão.

De acordo com os dados mais recentes, a Alemanha já deu asilo a  cerca de 26.000 pessoas provenientes do Afeganistão desde agosto de 2021, altura em que os talibãs assumiram o poder. Muitos deles tinham colaborado, anteriormente, com as Forças Armadas ou com a Polícia alemãs, durante a presença das mesmas no país.

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Annalena Baerbock, acrescentou ainda que o novo programa de realojamento humanitário pretende oferecer aos indivíduos perseguidos pelo regime talibã a "oportunidade de uma vida livre, autodeterminada e segura".

Ainda assim, a governante reconheceu que seria uma "tarefa gigantesca" implementar o programa, bem como a transferência dos candidatos do Afeganistão para a Alemanha.

O Afeganistão caiu nas mãos dos talibãs a 15 de agosto de 2021, durante o processo de retirada das tropas norte-americanas do terreno, que ficaria concluída a 30 de agosto do mesmo ano. Desde então, a governação do país tem ficado marcado por graves violações aos direitos humanos dos cidadãos, principalmente das mulheres.

Leia Também: Venezuela e Afeganistão fora do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Recomendados para si

;
Campo obrigatório