Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Migrantes transportados para Massachusetts considerados vítimas de crimes

Um xerife do Texas certificou 49 imigrantes que voaram de San Antonio para Massachusetts, em setembro, como vítimas de crimes, uma medida que lhes permite pedir vistos especiais para permanecer nos Estados Unidos.

Migrantes transportados para Massachusetts considerados vítimas de crimes
Notícias ao Minuto

06:37 - 15/10/22 por Lusa

Mundo Migrantes

As certificações do xerife do condado de Bexar, Javier Salazar, permitem que os imigrantes, na sua maioria venezuelanos, solicitem vistos especiais até à conclusão da investigação do seu voo em 14 de setembro para a ilha de Massachusetts, segundo um comunicado da União Americana das Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês) de Massachusetts.

Os vistos especiais iriam permitir que migrantes permanecessem nos Estados Unidos de forma legal à medida que a investigação criminal do departamento de Salazar e do Ministério Público do Condado de Bexar prossegue.

Noutra declaração, Salazar disse que, "com base nas alegações de migrantes a serem transportados do condado sob falsos pretextos", está a "investigar o caso como possível restrição ilegal".

"Temos suspeitos identificados, mas neste momento da investigação não temos liberdade para divulgar esses nomes publicamente ou confirmar quaisquer identidades", disse.

O voo havia sido criticado como um golpe político do governador republicano da Florida, Ron DeSantis, para apelar à sua ideologia conservadora. DeSantis está a concorrer à reeleição este ano e é mencionado, com frequência, como um potencial candidato presidencial em 2024.

"Estamos gratos pelo reconhecimento do xerife Salazar da gravidade desses eventos. Essas certificações são um reconhecimento dos erros cometidos aos nossos clientes e um passo crucial para os ajudar a trilhar o seu caminho. Os imigrantes são seres humanos, não adereços políticos", disse a diretora-executiva da ACLU Massachusetts, Carol Rose.

Salazar assegurou que "só são considerados suspeitos aqueles que se encontravam fisicamente" na jurisdição do condado de Bexar "no momento do crime", que provavelmente levantaria suspeitas sobre DeSantis.

De Santis ainda não comentou o assunto, segundo a agência de notícias Associated Press.

O órgão de vigilância interno do Departamento do Tesouro está a investigar se DeSantis usou de forma indevida a ajuda federal durante a pandemia para encaminhar migrantes para Martha's Vineyard como parte do seu esforço para "transportar imigrantes ilegais para destinos santuários".

Leia Também: Autarca de Nova Iorque criticado por colocar imigrantes em tendas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório