Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Palestinianos detidos em Jerusalém Oriental após deputado usar arma

Dois jovens palestinianos foram detidos hoje em Jerusalém Oriental ocupada, no mesmo bairro onde o deputado israelita Itamar Ben Gvir, assumidamente racista e antiárabe, manuseou uma arma de fogo, na quinta-feira, durante confrontos com moradores.

Palestinianos detidos em Jerusalém Oriental após deputado usar arma
Notícias ao Minuto

23:58 - 14/10/22 por Lusa

Mundo Confrontos

"As forças israelitas prenderam dois jovens palestinianos no bairro ocupado de Sheikh Jarrah em Jerusalém Oriental na sexta-feira [hoje]... depois de invadir as suas residências e agredi-los e as suas famílias", informou a agência oficial de notícias palestiniana, WAFA.

Na noite de quinta-feira, Itamar Ben Gvir levantou uma arma de fogo naquele bairro de Jerusalém durante confrontos entre judeus israelitas e palestinianos que fizeram com cinco pessoas fossem detidas.

Embora não tenha disparado, o líder do partido de extrema-direita Otzma Yehudit e cuja figura política se tornou extremamente popular, pediu às autoridades policiais que usem munições verdadeiras contra árabes que atiram pedras.

"Terroristas árabes estão a atirar pedras e a colocar em risco a minha vida e a vida dos moradores e a polícia tem medo de disparar", publicou no Twitter, junto com uma fotografia a manipular a arma.

Itamar Ben Gvir, que é um aliado do ex-primeiro-ministro israelita e líder da oposição Benjamin Netanyahu, visita muitas vezes Sheikh Jarrah nos momentos de maior tensão, tendo já sido acusado de alimentar confrontos, até com a polícia.

Sheikh Jarrah é um dos bairros mais complicados de Jerusalém Oriental, com nacionalistas judeus a tentar há décadas despejar moradores palestinianos em lutas legais e físicas.

Israel ocupou a Cisjordânia e Jerusalém Oriental em 1967 e, desde então, promove o colonato -- ilegal sob a lei internacional -- de colonos judeus.

Em 1980, Jerusalém Oriental foi anexada, um sítio que os palestinianos consideram a capital do seu futuro estado.

Leia Também: Mais de 20 palestinianos detidos por Israel após confrontos em Jerusalém

Recomendados para si

;
Campo obrigatório