Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Canal de notícias do Mali notificado por críticas à junta militar

Um dos principais canais de notícias do Mali foi hoje formalmente notificado pela Alta Autoridade de Comunicação (HAC, no acrónimo em francês) após comentários críticos contra a junta militar no poder por um dos seus mais jornalistas mais conhecido.

Canal de notícias do Mali notificado por críticas à junta militar
Notícias ao Minuto

16:00 - 13/10/22 por Lusa

Mundo Mali

"A emissão de 30 de setembro de 2022 apresentada pelo senhor Mohamed Halidou Attaher" no canal Joliba TV News "comportou deficiências manifestadas por comentários difamatórios e acusações infundadas sobre o órgão regulador, a Alta Autoridade de Comunicação, o estado da liberdade de expressão no Mali e as autoridades da transição", segundo a carta assinada pelo presidente da HAC, Fodié Touré.

"A intolerância está a crescer no nosso país. A liberdade de expressão está em perigo, a democracia também. Estamos na ditadura do pensamento único", afirmou, designadamente, o jornalista no seu editorial, apresentado a seguir ao regresso triunfal do primeiro-ministro, Abdoulaye Maiga, de Nova Iorque, onde fez um discurso virulento contra a França e alguns dos seus vizinhos na Assembleia Geral da ONU.

"Por enquanto, os coronéis no poder governam com a opinião da multidão e a multidão por definição não pensa", continuou Halidou Attaher.

O jornalista exortou também a HAC "a desempenhar o seu papel e a não demitir-se das suas responsabilidades face aos múltiplos abusos nas redes sociais".

Em agosto, a organização não-governamental (ONG) Human Rights Watch denunciou as "detenções e assédio de presumidos críticos" desde que as autoridades militares chegaram ao poder após dois golpes em 2020 e 2021.

A ONG enumerou então os vários obstáculos à liberdade de expressão desde que os militares chegaram ao poder, como expulsão de jornalistas, suspensão da emissão de credenciamento "para correspondentes estrangeiros, "assédio" a "comentadores 'online' por críticas ao governo, concluindo que esta "repressão da imprensa e as detenções de críticos tiveram um efeito assustador na vida política e no espaço cívico".

"No Mali - querem silenciar todas as vozes discordantes. É a vez do jornalista da TV Joliba, Mohamed Halidou Attaher (...) Enquanto esperamos pelo próximo - o silêncio sufoca!", reagiu na rede social Twitter Baba Dakono, secretário-executivo do 'think-tank' Observatório do Cidadão sobre Governança e Segurança.

Leia Também: Governo do Mali anuncia militarização da polícia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório