Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

EUA. Senador acusado de racismo por atacar reparações pela escravatura

Num comício do antigo presidente Donald Trump, o republicano Tommy Tuberville usou o tema das reparações históricas à comunidade negra, uma luta antiga nos Estados Unidos e em todo o mundo pelo impacto da escravatura ao longo dos séculos, para defender o combate ao crime violento.

EUA. Senador acusado de racismo por atacar reparações pela escravatura
Notícias ao Minuto

22:21 - 10/10/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Racismo

Um senador republicano está a ser muito criticado nos Estados Unidos, especialmente por organizações de luta pelos direitos da comunidade afroamericana, depois de comentários feitos no sábado, em que comparou os pedidos de reparações históricas pela comunidade ao aumento de criminalidade violenta.

As declarações surgiram durante um comício do antigo presidente Donald Trump, que continua a promover candidatos às eleições intercalares (ou 'Midterms') que lhe são fiéis, ao mesmo tempo que deixa no ar a possibilidade de se recandidatar à presidência em 2024.

Durante o evento, Tommy Tuberville, senador conservador pelo estado do Alabama, criticou os democratas por serem "pró-crime", e as suas palavras foram claramente apontadas à comunidade negra.

"Eles querem crime. Eles querem crime porque querem tomar o poder. Eles querem controlar o que vocês têm", disse Tuberville, citado pela NBC News, acrescentando que "eles querem reparações porque acham que são devidas às pessoas que cometeram crimes". "Tretas. Não lhes devemos isso", rematou.

Tuberville mencionava os pedidos de reparações históricas, uma luta antiga nos Estados Unidos e que ganhou novo fulgor em 2020. Após a morte de George Floyd por polícias norte-americanos, o país e o mundo foi varrido por uma onda de manifestações nas quais, além de ser exigido o fim da brutalidade policial, foi também pedido que símbolos, estátuas e artefactos fossem removidos ou contextualizados para elucidar sobre o racismo que subsiste após séculos de escravatura.

Nos Estados Unidos, o tópico das reparações históricas é há muito reivindicado por organizações como a NAACP, uma das maiores de proteção da comunidade negra, que pedem que o país pague indemnizações pelo impacto que a escravatura teve.

O presidente da NAACP, Derrick Johnson, disse que os comentários de Tuberville são "descaradamente racistas, ignorantes e totalmente repugnantes".

"As suas palavras promovem uma mentira de há séculos sobre as pessoas negras que, ao longo da história, resultou nas políticas mais perigosas e ataques violentos contra a nossa comunidade", disse o ativista, salientando que "da próxima vez que o senador quiser falar sobre crime, devia falar sobre o comício fomentado em ódio de Donald Trump no dia 6 de janeiro de 2021, e os ataques que se sucederam".

"Talvez os verdadeiros criminosos estejam à sua volta", afirmou.

Os comentários de Tommy Tuberville também foram condenados por conectar a comunidade afroamericana e os subúrbios das grandes cidades ao crime violento, uma comparação que, como apontou o presidente da NAACP, resultou em políticas que prejudicaram e encarceraram com maior enfoque as pessoas negras.

O senador não é candidato nas eleições intercalares deste ano - os mandatos são de seis anos e o outro cargo de senador do Alabama deverá ficar nas mãos dos republicanos, com a republicana Katie Britt à frente do democrata Will Boyd.

Leia Também: PS e PSD em Lisboa repudiam intervenção "racista e xenófoba" do Chega

Recomendados para si

;
Campo obrigatório