Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

Governo pede aos ucranianos que poupem energia após ataques russos

As autoridades da Ucrânia pediram hoje à população para reduzir o consumo de eletricidade à noite, devido ao risco de cortes de energia após os ataques russos contra infraestruturas estratégicas nas últimas horas.

Governo pede aos ucranianos que poupem energia após ataques russos
Notícias ao Minuto

16:40 - 10/10/22 por Lusa

Mundo Covid-19

O gabinete do Presidente, Volodymyr Zelensky, propôs a redução do consumo "tanto quanto possível" entre as 17:00 e as 22:00 (mais duas horas em relação a Lisboa), noticiou a agência espanhola Europa Press.

A medida visa dar tempo às autoridades para lidar com os problemas causados pelos bombardeamentos de hoje.

O presidente da comissão parlamentar da Energia, Andri Gerus, pediu que a população se abstenha de ligar ou minimize a utilização de aparelhos não essenciais, incluindo caldeiras, fogões e aquecedores.

A Rússia bombardeou hoje várias regiões da Ucrânia, incluindo a capital, Kiev, provocando pelo menos 10 mortos e 60 feridos, segundo o balanço mais recente das autoridades ucranianas.

O Presidente russo, Vladimir Putin, confirmou que as infraestruturas elétricas ucranianas estavam entre os alvos dos bombardeamentos, que disse serem uma retaliação pelo ataque, no sábado, contra a ponte da Crimeia.

Putin acusou os serviços secretos da Ucrânia de terem sido responsáveis pelo "ataque terrorista" que danificou a ponte entre a Rússia e a península ucraniana, anexada por Moscovo em 2014.

Os ataques russos de hoje foram condenados pelos aliados da Ucrânia, incluindo Portugal.

Os bombardeamentos ocorreram no 229.º dia da guerra que a Rússia iniciou em 24 de fevereiro, quando mergulhou a Europa na mais grave crise de segurança desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Leia Também: Rússia planeava ataques "desde o início de outubro", diz a Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório