Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Juncker defende união energética proposta pela Polónia

O candidato do Partido Popular Europeu (PPE) à presidência da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, defendeu hoje na Polónia a criação de uma união energética, uma iniciativa sugerida por Varsóvia para reduzir a dependência energética em relação à Rússia.

Juncker defende união energética proposta pela Polónia
Notícias ao Minuto

16:07 - 25/04/14 por Lusa

Mundo PPE

"Esta é uma proposta inteligente e acertada", disse Junker num comício em Poznan, cidade no oeste da Polónia, sobre a ideia polaca de criar uma união energética entre os Estados-membros da União Europeia para assegurar o fornecimento de gás no território europeu.

Junker valorizou a ideia lançada pelo primeiro-ministro polaco, o liberal de centro-direita Donald Tusk, que defende que se houvesse uma única instituição europeia encarregada da compra de gás para todos os Estados essa conseguiria negociar condições mais favoráveis.

"Isto é algo de importância fundamental para o futuro energético da UE", afirmou Tusk, que disse querer uma "Europa segura", em que o desenvolvimento sustentável é "independente dos vizinhos que, por vezes, usam a energia como uma ferramenta de pressão", numa clara referência à Rússia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório