Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Alcançado acordo para neutralidade carbónica na aviação civil até 2050

Um acordo para alcançar a neutralidade de carbono até 2050 na aviação civil global foi, esta sexta-feira, anunciado pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO, na sigla em inglês), uma agência especializada das Nações Unidas.

Alcançado acordo para neutralidade carbónica na aviação civil até 2050
Notícias ao Minuto

18:43 - 07/10/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Aviação Civil

Representantes dos 193 Estados-membros da ONU chegaram a "um acordo histórico sobre uma ambiciosa meta coletiva de longo prazo de zero emissões de carbono até 2050", anunciou a ICAO na rede social Twitter.

"É um excelente resultado", disse à agência France Press uma fonte diplomática europeia, que especificou que "apenas quatro países, incluindo a China, manifestaram reservas".

O transporte aéreo tem estado em destaque pelo seu papel na crise climática.

Responsável por 2,5 a 3% das emissões globais de CO2, o setor tem mostrado dificuldades em mudar para as energias renováveis, mesmo que a indústria aeronáutica e as empresas de energia estejam a trabalhar fortemente para isso.

Após o anúncio do acordo, o Conselho Internacional de Aeroportos da Europa (ACI Europe, na sigla em inglês), saudou o compromisso e pediu que sejam enviadas diretrizes aos Estados, para que implementem o acordo.

"O compromisso global da ICAO (...) é um marco importante para a indústria e para o clima. A ambição da indústria está agora finalmente a ser cumprida a nível político e a nível global. Agora precisamos que a ICAO trabalhe urgentemente em políticas e ações concretas de implementação -- orientando os Estados em todo o mundo para a entrega e apoiando a indústria na transição", disse o diretor-geral da ACI Europe, Olivier Jankovec, citado em comunicado.

Leia Também: TAP: SINTAC defende "revisão profunda" da política de carros de serviço

Recomendados para si

;
Campo obrigatório