Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

EUA impõem sanções por venda de crude à Coreia do Norte

A administração norte-americana aprovou, esta sexta-feira, a imposição de sanções a dois indivíduos e a três empresas que facilitaram a venda de petróleo à Coreia do Norte, configurando uma ação direta de apoio ao desenvolvimento do armamento norte-coreano.

EUA impõem sanções por venda de crude à Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

16:38 - 07/10/22 por Lusa

Mundo Coreia do Norte

Os Departamentos do Tesouro e de Estado anunciaram as sanções em declarações separadas, em que, porém, denunciam ambos que Pyongyang estará a acumular armamento e combustíveis para o programa norte-coreano de mísseis.

"A República Democrática da Coreia [do Norte] continua com uma escalada de lançamento de mísseis sem precedentes. Só este ano lançou 41 mísseis balísticos, seis dos quais intercontinentais", afirmou o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.

Com as sanções, que não foram especificadas, os Estados Unidos estão a enviar uma "mensagem clara" de que continuarão a agir contra aqueles que apoiam o desenvolvimento do arsenal militar da Coreia do Norte, acrescentou Blinken.

Por sua vez, o Departamento do Tesouro sancionou a empresa New Eastern Shipping e os cidadãos Kwek Kee Seng (de Singapura) e Chen Shih Huan (de Taiwan), detentores das companhias Anfsar Trading e Swanseas Port Servisses, por participarem do embarque de petróleo para a Coreia do Norte.

Num comunicado, Blinken lembrou que existem resoluções das Nações Unidas que proíbem a transferência de carga para qualquer navio norte-coreano e que limitam a importação de petróleo refinado para a Coreia do Norte a um máximo de 500 mil barris por ano, sendo ilegal qualquer compra maior.

Quinta-feira, a Coreia do Norte disparou outros dois mísseis de curto alcance no Mar do Japão (conhecido nas duas Coreias como Mar do Leste) apenas dois dias depois de ter lançado um outro de alcance intermédio que sobrevoou território nipónico, aumentando de forma significativa a tensão na região.

Leia Também: Coreia do Norte lança mais dois mísseis balísticos de curto alcance

Recomendados para si

;
Campo obrigatório