Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Direitos Humanos da ONU aprova monitorização da repressão na Rússia

O Conselho de Direitos Humanos da ONU determinou hoje, pela primeira vez, um mandato para um relator especial para monitorizar a repressão da oposição na Rússia, no dia em que uma organização não-governamental russa venceu o Nobel da Paz.

Direitos Humanos da ONU aprova monitorização da repressão na Rússia
Notícias ao Minuto

14:11 - 07/10/22 por Lusa

Mundo ONU

Esta será a primeira vez que Moscovo é alvo de uma resolução sobre a situação dos direitos humanos no país, proposta por grande parte dos países membros da União Europeia (UE) e que foi aprovada com 17 votos a favor, 24 abstenções e seis votos contra, incluindo o da China.

A adoção da resolução acontece no mesmo dia em que o Prémio Nobel da Paz 2022 foi concedido à organização não-governamental (ONG) russa Memorial -- que foi proibida na Rússia - bem como ao ativista bielorrusso atualmente detido Ales Bialiatski e ao Centro para as Liberdades Civis, da Ucrânia.

O embaixador russo junto da ONU em Genebra, Guennadi Gatilov, ex-vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, preferiu destacar que "menos de metade" dos 47 Estados-membros do Conselho de Direitos Humanos votaram a favor do texto, acusando os "países ocidentais de usarem o Conselho para fins políticos".

A Rússia abandonou o Conselho de Direitos Humanos há alguns meses, quando a Assembleia-Geral da ONU votou a sua expulsão, devido à invasão da Ucrânia, mantendo apenas o estatuto de país observador.

A resolução, adotada no dia do 70º aniversário do Presidente russo, Vladimir Putin, determina a nomeação de um relator especial para monitorizar "a situação dos direitos humanos", pelo prazo de um ano.

A resolução instrui o relator a "coligir, rever e avaliar informações relevantes de todas as partes interessadas, incluindo a sociedade civil russa, dentro e fora do país".

Em maio, o Conselho iniciou uma investigação de alto nível sobre a eventualidade de crimes de guerra cometidos por tropas russas na Ucrânia.

Leia Também: ONG Memorial distinguida com Nobel em momento de repressão na Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório