Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Von der Leyen destaca a "coragem extraordinária" de prémios Nobel da Paz

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, saudou hoje a atribuição do Nobel da Paz a um trio de representantes da sociedade civil na Ucrânia, Rússia e Bielorrússia, destacando "a coragem extraordinária" dos galardoados.

Von der Leyen destaca a "coragem extraordinária" de prémios Nobel da Paz
Notícias ao Minuto

12:15 - 07/10/22 por Lusa

Mundo Nobel

Numa mensagem divulgada através da rede social Twitter, Von der Leyen considerou que o Comité Nobel norueguês "reconheceu a coragem extraordinária das mulheres e dos homens que se levantam contra a autocracia", acrescentando que os galardoados "mostram o verdadeiro poder da sociedade civil na luta pela democracia".

O Prémio Nobel da Paz 2022 foi hoje atribuído a Ales Bialiatski, da Bielorrússia, e às organizações de defesa dos direitos humanos Memorial, da Rússia, e Centro de Liberdades Civis, da Ucrânia, anunciou o Comité Nobel norueguês, em Oslo.

Os laureados são provenientes de três países em foco devido à guerra na Ucrânia, iniciada pela Rússia em 24 de fevereiro deste ano, com o apoio da Bielorrússia, um país aliado de Moscovo.

Ao anunciar o prémio, a presidente do Comité Nobel norueguês, Berit Reiss-Andersen, disse que os laureados representam a sociedade civil nos três países.

"Há muitos anos que promovem o direito de criticar o poder e proteger os direitos fundamentais dos cidadãos. Têm feito um esforço notável para documentar crimes de guerra, abusos dos direitos humanos e abuso de poder", disse.

"Juntos, demonstram o significado da sociedade civil para a paz e a democracia", acrescentou Reiss-Andersen.

Leia Também: Prémio Nobel da Paz 2022 reconhece "luta pela liberdade"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório