Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Prémio Nobel da Paz 2022 reconhece "luta pela liberdade"

A atribuição do Nobel da Paz 2022 ao ativista detido Ales Bialiatski é o reconhecimento da luta dos bielorrussos contra o regime de Alexander Lukashenko, afirmou hoje a líder da oposição bielorrussa no exílio Svetlana Tikhanovskaia.

Prémio Nobel da Paz 2022 reconhece "luta pela liberdade"
Notícias ao Minuto

11:34 - 07/10/22 por Lusa

Mundo Nobel

"O prémio é um reconhecimento importante para todos os bielorrussos que lutam pela liberdade e democracia", escreveu Svetlana Tikhanovskaia numa mensagem publicada na rede social Twitter, poucos minutos depois do anúncio do Comité Nobel Norueguês, em Oslo.

A par de Ales Bialiatski, o Comité atribuiu o Nobel da Paz 2022 às organizações de defesa dos direitos humanos Memorial, da Rússia, e Centro de Liberdades Civis, da Ucrânia.

Ales Bialiatski, 60 anos, atualmente preso na Bielorrússia, fundou a organização Viasna (Primavera) em 1996, para ajudar presos políticos e as suas famílias, na sequência da repressão do regime do Presidente Alexander Lukashenko.

Outra das primeiras reações à distinção foi a da mulher de Ales Bialiatski, Natalia Pintchouk, que afirmou, em declarações à agência France Presse (AFP), estar muito emocionada, elogiando "o reconhecimento do trabalho" do marido, dos seus colaboradores e da sua organização.

Leia Também: Patriarca ortodoxo afirma que Putin está no poder por vontade divina

Recomendados para si

;
Campo obrigatório