Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

"Grande honra" e "grande responsabilidade". As palavras de Annie Ernaux

A escritora já reagiu ao reconhecimento que lhe foi atribuído.

"Grande honra" e "grande responsabilidade". As palavras de Annie Ernaux
Notícias ao Minuto

13:41 - 06/10/22 por Beatriz Maio

Mundo Literatura

A autora francesa Annie Ernaux, de 82 anos, vencedora do Prémio Nobel da Literatura admitiu, esta quinta-feira, que receber o reconhecimento não só é era uma "grande honra", como também uma "grande responsabilidade".

"Considero uma grande honra para mim e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade, uma responsabilidade que me foi dada", confessou Ernaux à emissora pública SVT após o anúncio, segundo o jornal Barron's.

O prémio foi anunciado esta quinta-feira em Estocolmo, na Suécia. A temporada de 2022 de anúncio dos prémios Nobel começou na segunda-feira, com o de Medicina, e culmina a 7 de outubro com o da Paz, categoria este ano muito aguardada, em tempo de guerra na Europa. Pelo meio, foram já atribuídos os galardões de Física, a 4 outubro e o da Química, a 5 de outubro.

A escritora, em Portugal, é atualmente publicada pelo grupo Porto Editora, que define-a como "uma das vozes mais importantes da literatura francesa", na atualidade, "destacando-se por uma escrita na qual se fundem a autobiografia e a sociologia, a memória e a história dos eventos recentes".

Em Portugal foram publicados 'O lugar', pela editora Fragmentos, em 1987, 'Os anos', numa nova edição dos Livros do Brasil, em 2020, assim como 'Uma paixão simples', que surgiram ainda na década de 1990. 'O Acontecimento' prosseguiu este ano a publicação da obra de Annie Ernaux, nesta chancela da Porto Editora.

Ernaux encontrava-se entre os principais candidatos ao Prémio Nobel da Literatura de 2022, de acordo com as apostas feitas durante a última semana, surgindo muito perto do francês Michel Houellebecq e da canadiana Anne Carson.

Leia Também: Prémio Nobel da Literatura vai para a francesa Annie Ernaux

Recomendados para si

;
Campo obrigatório