Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Conselho de Direitos Humanos da ONU? ONG contra reeleição da Venezuela

A organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) pediu hoje aos Estados-membros da ONU que votem contra a reeleição da Venezuela como membro do Conselho de Direitos Humanos devido ao histórico de repressão do governo de Nicolás Maduro.

Conselho de Direitos Humanos da ONU? ONG contra reeleição da Venezuela
Notícias ao Minuto

18:49 - 05/10/22 por Lusa

Mundo Venezuela

"O ataque vingativo da Venezuela aos críticos do governo torna o país inadequado para fazer parte do principal órgão de direitos humanos da ONU", disse Louis Charbonneau, diretor das Nações Unidas da organização não-governamental (ONG) com sede em Nova Iorque, citado em comunicado.

Segundo Charbonneau, a eleição da Venezuela "prejudicaria a credibilidade da ONU ao recompensar as autoridades venezuelanas com o papel de julgar outros países enquanto maltratam a sua população".

A eleição dos novos membros do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas realiza-se em 11 de outubro e a Venezuela concorre, com o Chile e a Costa Rica, a duas das vagas reservadas a países latino-americanos.

A eleição será realizada na Assembleia-Geral da ONU e os países selecionados terão um mandato de três anos no Conselho de Direitos Humanos, com sede em Genebra, na Suíça.

No caso da Venezuela, que está a concorrer à reeleição, a HRW denuncia o facto do Governo de Maduro "continuar a reprimir dissidências" e "torturar" presos políticos.

A Missão Internacional Independente da ONU para a Venezuela acusou, no mês passado, a inteligência civil e militar daquele país de cometer crimes contra a humanidade para reprimir a dissidência política por meio de abusos "do mais alto nível".

A HRW destacou ainda que as forças de segurança mataram, pelo menos, 19 mil pessoas entre 2016 e 2019 em incidentes registados como "resistência às autoridades".

O Conselho de Direitos Humanos é composto por 47 países, eleitos para mandatos de três anos, e desde sua criação tem sido frequentemente criticado por ter estados com registos "questionáveis".

Leia Também: Troca de prisioneiros entre EUA e Venezuela? Oposição critica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório