Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Ucrânia: Bruxelas quer reforço do orçamento da UE para ajuda humanitária

A Comissão Europeia propôs hoje um reforço das verbas destinadas à ajuda humanitária nos orçamentos da União Europeia (UE) para 2022 e 2023, em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia.

Ucrânia: Bruxelas quer reforço do orçamento da UE para ajuda humanitária
Notícias ao Minuto

14:25 - 05/10/22 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

Para este ano, o executivo comunitário propõe um reforço de 395 milhões de euros que se destinam a mitigar a crise alimentar global resultante da guerra e a ajudar populações vulneráveis da Ucrânia e Moldova, a que acrescesse um montante de 100 milhões para apoiar a reabilitação de escolas danificadas na Ucrânia.

Para 2023, a Comissão propõe um aumento de 150 milhões de euros na rubrica destinada à ajuda humanitária de modo a fazer face às consequências da guerra provocada por Moscovo.

O programa Eramus+, por seu lado, deverá ter um reforço de 100 milhões de euros para apoio a estudantes, alunos e pessoal educativo da Ucrânia.

A ofensiva militar lançada em 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas -- mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,5 milhões para os países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.114 civis mortos e 9.132 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

Leia Também: AO MINUTO: Retiradas militares não afetam anexação; "Fase perigosa"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório