Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Iémen. Houthis alertam petrolíferas para interromperem exportações

Os rebeldes houthis do Iémen alertaram terça-feira todas as empresas petrolíferas estrangeiras que operam em áreas controladas pelo Governo internacionalmente reconhecido para interromperem as exportações ou, caso contrário, tomarem medidas contra as companhias marítimas.

Iémen. Houthis alertam petrolíferas para interromperem exportações
Notícias ao Minuto

07:07 - 05/10/22 por Lusa

Mundo Iémen

A agência de notícias Saba, controlada pelos houthis, disse que os insurgentes enviaram "avisos oficiais" às empresas, que não especificou, para que parem de "roubar a riqueza soberana" do Iémen.

Estes "avisos" foram enviados a todas as companhias petrolíferas e marítimas locais e estrangeiras para "parar imediatamente todas as atividades", segundo a Saba, que alertou para "consequências em caso de não cumprimento" da exigência.

O ministro da Informação do Governo iemenita, Muamar al Eryani, qualificou a ameaça como "perigosa", pois significa que as zonas marítimas de exportação serão "áreas de operações militares" e acusou os houthis de "não respeitar as leis ou acordos internacionais".

Muamar al Eryani também alertou que o anúncio "afeta a segurança do transporte marítimo internacional" e instou o Conselho de Segurança da ONU a agir perante essa ameaça.

O aviso ocorre dois depois de um cessar-fogo entre os houthis e o Governo, em vigor desde abril, ter expirado e não ter sido renovado por falta de acordo.

O Governo internacionalmente reconhecido do Iémen, com sede em Aden, exporta cerca de 60 mil barris de petróleo por dia, principalmente de campos da província de Shabua (sul).

Leia Também: Iémen. ONU condena ataque de rebeldes houthis na cidade de Taiz

Recomendados para si

;
Campo obrigatório