Um total de 433 pessoas acertaram na chave vencedora do ‘jackpot’ da Grand Lotto, a lotaria das Filipinas, sorteada no passado sábado. O caso, segundo revela a BBC, está a ser investigado pelas autoridades locais.
Para vencerem o prémio máximo de 236 milhões de pesos [cerca de quatro milhões de euros], os apostadores tinham de acertar em seis números de um a 55. No último sorteio, a série de números vencedora era composta por apenas múltiplos de nove.
O caso começou a ser investigado após uma denúncia de Koko Pimentel, membro do senado filipino, que considerou os resultados “suspeitos” e defendeu a necessidade de “manter e proteger a integridade” do sorteio. "As lotarias são autorizados pela República das Filipinas, por isso, precisamos de manter e proteger a integridade destes jogos de sorte e azar", afirmou, citado pela BBC.
Em conferência de imprensa, Melquiades Robles, diretor-geral da entidade responsável pelo sorteio, tranquilizou os cidadãos e assegurou que o sorteio não pode ser manipulado, salientando que os apostadores das Filipinas tendem a apostar em sequências numéricas.
"Muitos mantiveram-se fiéis aos seus números. Não é apenas bom ser leal às vossas esposas e maridos, é também bom ser leal aos vossos números", frisou.
À BBC, Terence Tao, professor de matemática da Universidade da Califórnia, Los Angeles, disse que um padrão como este é raro "para qualquer lotaria única", mas possível.
"Há centenas de lotarias todos os dias em todo o mundo, e estatisticamente não seria surpreendente que de poucas em poucas décadas, uma destas lotarias exibisse um padrão invulgar", sublinhou.
Leia Também: Jornalista assassinado nas Filipinas, o terceiro este ano