Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Cidade finlandesa remove última estátua de Lenine exposta publicamente

Os habitantes locais começaram a fazer pressão para que fosse retirada após a invasão russa à Ucrânia.

Notícias ao Minuto

14:43 - 04/10/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Uma cidade no sudeste da Finlândia removeu a última estátua do antigo líder soviético Vladimir Lenine, exibida publicamente no país, depois de os habitantes locais começarem a fazer pressão devido à invasão russa da Ucrânia.

Um grupo de trabalhadores de construção civil, em Kotka, uma cidade portuária de 52 mil habitantes, não muito longe da fronteira com a Rússia, pôs a estátua num camião, esta terça-feira, e levou-a para o armazém de um museu local.

A diretora do museu da cidade, Kirsi Niku, disse à emissora pública finlandesa YLE que o busto de bronze foi projetado e construído pelo escultor estoniano Matti Varik no final dos anos 70, sob ordens de Moscovo.

Foi oferecido a Kotka, em 1979, como um presente da cidade amiga de Tallinn, na altura a capital da república soviética da Estónia e agora capital da nação báltica da Estónia.

Oferecer esse tipo de estátuas era prática comum por parte de Moscovo, particularmente nas décadas de 70 e 80, para sublinhar a amizade finlandesa-soviética na era do pós-Segunda Guerra Mundial.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: Russos empunharam retratos de Estaline e Lenine no 1.º de Maio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório