Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Prémio Nobel da Medicina vai para sueco Svante Pääbo

A temporada de 2022 de anúncio dos prémios Nobel começou esta segunda-feira, com o de Medicina, e culmina a 7 de outubro com o da Paz, categoria este ano muito aguardada, em tempo de guerra na Europa.

Prémio Nobel da Medicina vai para sueco Svante Pääbo
Notícias ao Minuto

10:33 - 03/10/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Nobel

Já é conhecido o vencedor do Prémio Nobel da Medicina de 2022. O galardão foi atribuído ao cientista sueco, especializado em genética evolutiva, Svante Pääbo, "pelas suas descobertas sobre os genomas dos hominídeos extintos e a evolução humana".

O sueco, de 67 anos, conhecido pela sua investigação na área da paleogenética descobriu diferenças genéticas "que distinguem todos os humanos vivos de hominídeos extintos", segundo dá conta a academia sueca através da conta oficial de Twitter dos prémios Nobel, acrescentando que "as suas descobertas fornecem a base para explorar o que nos torna exclusivamente humanos".

O geneticista - agora premiado - descobriu o extinto hominídeo de Denisova através da sequenciação de um osso de um dedo e de um molar encontrados na cave remota de Denisova, nas Montanhas Altai, na Sibéria. A descoberta remonta a 2010, mas permitiu um avanço científico que, até agora, "parecia impossível", que é a sequenciação do genoma do Neandertal. 

Tal como refere a National Geographic, num artigo de 2015, a descoberta das equipas de geneticistas e antropologistas liderados por Svante Pääbo, do Max Planck Institute for Evolutionary Anthropology, permitiu "perceber onde se encaixam os Denisovans na árvore genealógica humana".

A transferência de genes ocorreu desses hominídeos agora extintos, para o Homo Sapiens e hoje em dia, ter maior conhecimento científico sobre essa matéria, é relevante pois ajuda a entender como o nosso sistema imunológico reage a infeções, por exemplo.

Estes Denisovans eram uma espécie de 'primo desaparecido', que se mantinham numa sombra genética até agora. Viveram por dezenas de milhares de anos ao lado dos humanos modernos e do povo Neandertal. 

O prémio foi anunciado hoje em Estocolmo, na Suécia. A temporada de 2022 de anúncio dos prémios Nobel começou esta segunda-feira, com o de Medicina, e culmina a 7 de outubro com o da Paz, categoria este ano muito aguardada, em tempo de guerra na Europa. Pelo meio, serão atribuídos os galardões de Física (4 outubro), Química (5 outubro) e Literatura (6 setembro).

Os vencedores recebem um diploma, uma medalha de ouro e uma quantia em dinheiro, que este ano será de 10 milhões de coroas suecas (cerca de 919 mil euros) a dividir pelas várias categorias.

Reveja aqui o anúncio:

Leia Também: Nova biografia no centenário de Saramago revela episódios inéditos do Nobel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório