Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

CIA sai das sombras e lança podcast para "desmistificar" a espionagem

Chama-se 'Langley Files' e no primeiro episódio - de 18 minutos - é possível ouvir uma entrevista com o diretor da agência, William Burns.

CIA sai das sombras e lança podcast para "desmistificar" a espionagem
Notícias ao Minuto

08:51 - 03/10/22 por Notícias ao Minuto

Mundo ‘Langley Files’

A CIA (Agência Central de Informações) lançou o seu próprio podcast, no final de setembro, para "desmistificar" o trabalho de espionagem e ajudar a entender o papel desempenhado pela agência.

Chamado 'Langley Files', conta com um primeiro episódio - de 18 minutos - onde é possível ouvir uma entrevista com o diretor, William Burns, que refere ser vital explicar ao público como é que a agência opera, mesmo protegendo os segredos.

Num momento em que a "confiança nas instituições é tão escassa", referiu, é "importante tentar explicar o melhor possível e desmistificar o que é feito". Garantiu ainda que o trabalho da CIA não se assemelha aos filmes de espionagem, onde há "indivíduos heroicos que conduzem carros velozes, desarmam bombas e resolvem crises mundiais por conta própria todos os dias".

Citou ainda dois exemplos de sucessos recentes para a agência - a previsão dos planos da Rússia para invadir a Ucrânia e a localização do cofundador da Al-Qaeda Ayman al-Zawahiri, que foi morto num ataque dos Estados Unidos, no mês passado.

O segundo episódio também já está disponível e pode ouvi-los aqui, com novos episódios a saírem às quintas-feiras. Este primeiro podcast da CIA ocorre no momento em que a agência completa o 75.º aniversário.

Leia Também: Ex-diretor da CIA: Republicanos estão mais "perigosos" que terroristas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório