Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Manifestações de apoio às mulheres iranianas em cidades da Turquia

Centenas de pessoas manifestaram-se, este domingo, em cidades da Turquia, exibindo retratos de mulheres iranianas que foram mortas na repressão às manifestações que agitam aquele país.

Notícias ao Minuto

17:41 - 02/10/22 por Lusa

Mundo Mahsa Amini

As manifestações ocorreram em Istambul, Diyarbakir (uma grande cidade do sudeste de maioria curda) e em Kadikoy (um distrito no lado asiático de Istambul).

Em Kadikoy, centenas de mulheres e homens gritaram 'slogans' hostis ao regime de Teerão e em apoio às mulheres iranianas.

"Os manifestantes agitaram rosas vermelhas, bandeiras iranianas e cartazes [com a mensagem] 'Mulheres, vida, liberdade', o principal 'slogan' do movimento de protesto desencadeado pela morte da jovem curda iraniana Mahsa Amini, após a sua prisão pela polícia de costumes", escreve a agência France-Presse.

Em Diyarbakir, uma cidade localizada a 350 quilómetros da fronteira iraniana, cerca de 200 pessoas, a maioria mulheres, seguraram fotos de várias mulheres iranianas mortas desde o início da onda de repressão, bem como cartazes e uma grande faixa com o 'slogan' "Mulheres, vida, liberdade".

Uma manifestação de apoio às mulheres iranianas também foi realizada na noite de sábado, em Izmir, a terceira maior cidade da Turquia, reunindo várias centenas de pessoas, segundo imagens publicadas nas redes sociais e verificadas pela agência francesa AFP.

Pelo menos 92 pessoas foram mortas no Irão desde que os protestos começaram há duas semanas, disse hoje a organização não-governamental Iran Human Rights (IHR).

A organização com sede na Noruega disse também que além dos protestos relacionados com Amini, as forças de segurança iranianas mataram 41 pessoas na sexta-feira, em Zahedan, uma cidade da província sudeste de Sistão-Baluchistão.

O Irão foi abalado por uma vaga de protestos após a morte de Masha Amini, de 22 anos, em 16 de setembro, três dias após ter sido detida pela polícia moral por ter infringido o estrito código sobre o uso de vestuário feminino previsto nas leis da República islâmica, em particular o uso do véu.

A sua família disse que Amini foi espancada até à morte durante a detenção.

A polícia referiu que a jovem morreu de ataque cardíaco e negou ter exercido violência, enquanto autoridades oficiais anunciaram que o incidente estava sob investigação.

Os protestos estenderam-se já a mais de 80 cidades iranianas.

A morte da jovem motivou também manifestações de protesto em muitos países, incluindo Portugal.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: Manifestantes denunciaram repressão violenta sobre ativistas no Irão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório