Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Nem Lula, nem Bolsonaro. Brasil volta às urnas para 2.ª volta

Acompanhe aqui AO MINUTO todos os desenvolvimentos sobre a primeira volta das eleições presidenciais no Brasil.

AO MINUTO: Nem Lula, nem Bolsonaro. Brasil volta às urnas para 2.ª volta
Notícias ao Minuto

11:34 - 02/10/22 por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Mundo Eleições no Brasil

Foi este domingo o 'Dia E' - de 'eleição' - no Brasil. Mais de 156 milhões de pessoas foram chamadas às urnas para decidir quem será o próximo presidente do país, mas a decisão foi adiada. O ex-presidente brasileiro Lula da Silva ganhou as eleições gerais sem garantir a eleição à primeira volta, mostrando-se confiante de que em 30 de outubro ganhará a segunda volta ao presidente Jair Bolsonaro.

Com 99,68% das secções eleitorais apuradas, o candidato do Partido dos Trabalhadores, Luís Inácio Lula da Silva, tinha 48,35% dos votos, contra 43,27% do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

Após passar boa parte da noite eleitoral em segundo lugar nos resultados parciais, Lula da Silva ultrapassou Bolsonaro poucos minutos após as 20h00 (00h00 de hoje em Lisboa), quando estavam contabilizadas 70% das secções eleitorais.

Quase uma hora e meia depois, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu como matematicamente definidos os resultados eleitorais, confirmando a vitória de Lula e mostrando ser inevitável a passagem à segunda volta, prevista para 30 de outubro.

Para além de Lula da Silva e Bolsonaro, os eleitores tiveram a possibilidade de votar em Ciro Gomes, Simone Tebet, Luís Felipe D'Ávila, Soraya Tronicke, Eymael, Padre Kelmon, Leonardo Pericles, Sofia Manzano e Vera Lúcia como candidatos às presidenciais brasileiras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório