Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Período de transição no Chade prolongado até ao máximo de dois anos

O Chade prolongou hoje, até ao máximo de dois anos, o período de transição até às eleições, mantendo como chefe de Estado o chefe da junta militar, que será autorizado a candidatar-se à presidência do país.

Período de transição no Chade prolongado até ao máximo de dois anos
Notícias ao Minuto

22:58 - 01/10/22 por Lusa

Mundo Chade

As medidas foram decididas pelo Diálogo de Reconciliação Nacional (DNIS), lançado a 20 de agosto, 16 meses após o jovem general Mahamat Idriss Déby Itno ter sido proclamado pelo exército como presidente da República após a morte do seu pai, Idriss Déby Itno, morto durante confrontos com os rebeldes.

De acordo com a Agência France Prece (AFP), as centenas de delegados, na ausência da grande maioria da oposição e das organizações da sociedade civil que o boicotam, bem como dois dos três principais grupos rebeldes armados, adotaram as medidas por "consenso", tornando-se Mahamat Idriss Déby Itno "o presidente da transição".

À frente de um Conselho Transitório Militar (MTC) de quinze generais, Mahamat Idriss Déby Itno revogou a Constituição, o atual Presidente dissolveu o Parlamento e demitiu o governo.

Apesar da assunção de poderes, prometeu devolver o poder aos civis através de eleições "livres e democráticas", após uma "transição" de 18 meses, renovável uma vez.

Segundo a AFP, também prometeu aos chadianos e à comunidade internacional, que o apoiaram imediatamente, que não se candidataria às próximas eleições presidenciais.

Mas em junho de 2021 fez um primeiro corte às suas promessas, prevendo uma extensão de 18 meses da transição e entregando o seu "destino" a "Deus" para uma possível candidatura presidencial.

Desde a sua independência de França, em 1960, a história do Chade tem sido marcada por golpes e ofensivas rebeldes.

Leia Também: Onze pessoas mortas em conflitos entre pastores e agricultores no Chade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório