Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Pressões subaquáticas 'acabaram' com fugas de gás no Nord Stream 2

A informação é confirmada por um porta-voz do gasoduto.

Pressões subaquáticas 'acabaram' com fugas de gás no Nord Stream 2
Notícias ao Minuto

17:57 - 01/10/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

A fuga de gás no Nord Stream 2 já não está a decorrer, de acordo com o que um porta-voz do gasoduto disse, esta sexta-feira, à agência France-Press.

"A pressão da água mais ou menos fechou o gasoduto e, desta forma, o gás que está lá dentro não consegue sair", explicou Ulrich Lissek à agência de notícias.

A notícia foi também confirmada pela  agência de energia dinamarquesa, que explicou, numa publicação no Twitter, que tinha sido este equilíbrio de pressões entre a água e o gás, metano, que tinha feito com que a fuga no gasoduto que vai da Rússia até à Alemanha parasse.

"Isto indica que a fuga de gás parou", reiterou a empresa dinamarquesa.

Na sexta-feira, Washington e Moscovo acusaram-se mutuamente pela tentativa de sabotar os gasodutos construídos pela Rússia.

Os confrontos entre os dois países prolongaram-se durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, em Nova Iorque, na sexta-feira, que fora convocada pela Rússia para discutir os problemas nos gasodutos.

Suécia e Dinamarca divulgaram um relatório provando que as fugas tinham sido provocadas por fortes explosões submarinas, no Mar Báltico.

O presidente russo, Vladimir Putin, apontou o dedo ao Ocidente, denunciando a tentativa de "destruir a infraestrutura energética" que alimenta a Europa central.

Em Washington, a Casa Branca rejeitou as alegações de Putin sobre o oleoduto, lançando suspeitas sobre as intenções russas de "disseminar desinformação e mentiras".

"Não vamos deixar que a desinformação da Rússia nos distraia da sua tentativa claramente fraudulenta de anexar território ucraniano", disse a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Adrienne Watson, na sexta-feira.

Leia Também: Líder checheno defende que Rússia deve recorrer a armas nucleares

Recomendados para si

;
Campo obrigatório