Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Rússia diz que lançou fortes ataques antes da retirada de Lyman

Terão sido lançados "ataques massivos de fogo". No entanto, os russos não forneceram quaisquer evidências ou mais detalhes sobre estas alegações.

Rússia diz que lançou fortes ataques antes da retirada de Lyman
Notícias ao Minuto

16:22 - 01/10/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O Ministério da Defesa da Rússia disse que infligiu sérias perdas às tropas ucranianas antes da retirada da cidade de Lyman, na região de Donetsk.

Segundo cita a Sky News, foram lançados "ataques massivos de fogo". No entanto, os russos não forneceram quaisquer evidências ou mais detalhes sobre estas alegações.

"Apesar das perdas sofridas, o inimigo, tendo uma superioridade significativa em forças e meios, introduziu reservas e continuou a ofensiva nessa direção", disse o Ministério em comunicado.

A conquista ucraniana é uma vitória significativa após o anúncio de anexação de quatro regiões da Ucrânia pela Rússia. 

Durante meses, Lyman serviu de ponto central de logística e transporte das operações russas.

Esta é a maior conquista para o país invadido desde que retomou Kharkiv e permitirá ainda um avanço em direção a Lugansk.

"Lyman é importante porque é o próximo passo para a libertação do Donbass ucraniano. É uma oportunidade de ir mais longe para Kreminna e Severodonetsk, e é muito importante psicologicamente", explicou esta manhã, à televisão ucraniana, o porta-voz das forças militares do leste da Ucrânia, Serhii Cherevatyi.

Refira-se que as forças ucranianas conseguiram retomar Kharkiv no início de setembro, levando a uma retirada à pressa das forças russas que, por sua vez, deixaram para trás muito material militar, que foi aproveitado pelos ucranianos.

Leia Também: Nova vitória para os ucranianos: Rússia anuncia retirada de Lyman

Recomendados para si

;
Campo obrigatório